Google desiste do recurso de recados privados no orkut

Pouco depois de implementar o recurso de recados (scraps) privados no orkut, o Google voltou atrás e desativou a novidade. O motivo? A onda de reclamações que se seguiu tão logo a funcionalidade foi implementada. Várias comunidades de protesto foram criadas e o fórum oficial do orkut ficou repleto de queixas.

As reclamações, na verdade, não foram necessariamente contra o recurso de recados privados em si – que permitia que somente o emissor e o receptor tivessem acesso ao scrap -, mas sim ao fato de os recados aparecerem tanto na página de quem as recebe quanto no perfil de quem as enviou.

Recados privados no orkut: durou pouco
Recados privados no orkut: durou pouco

Muitos usuários também se queixaram do seguinte (o InfoWester não pôde confirmar se isso realmente acontecia): antes, era possível configurar seu perfil para receber recados de todo mundo, mas fazendo estes ficarem visíveis somente aos contatos adicionados. Com a novidade, a configuração para que somente os amigos pudessem visualizar as mensagens fazia com que somente eles pudessem enviá-las.

O recurso que permitia a terceiros inserir comentários nos recados, gerando uma espécie de chat, também teve a reprovação de muitos usuários.

“(…) Apesar dos nossos cuidados para trazer uma boa experiência para os usuários, as mudanças não foram plenamente bem recebidas. Os recados no orkut já eram abertos e visíveis a todos, bastava ir aos perfis dos amigos e acompanhar a troca de scraps, nós agora introduzimos uma ferramenta para torná-los reservados. Mas entendemos suas preocupações, vamos retirar essas novas funcionalidades, voltaremos à prancheta de desenho e traremos novos recurso de privacidade assim que incorporarmos algumas das contribuições que vocês dividiram conosco”, diz uma nota publicada pelo Google no fórum do orkut.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.