Google começará a utilizar SSD em seus servidores

O Google está planejando utilizar unidades SSD (Solid State Disk) em uma parcela de seus servidores, ao invés dos tradicionais discos rígidos. O envio desses componentes – aparentemente, unidades com 16 GB e 32 GB – à empresa começará a ser feito já no terceiro trimestre de 2008.

Se a experiência der certo, o Google tirará proveito de várias vantagens: unidades SSD exigem menos energia elétrica que os discos rígidos; por não contarem com partes móveis, são mais resistentes à impactos ou vibrações; ocupam menos espaço físico e, pelo menos teoricamente, são mais velozes no acesso aos dados. Por outro lado, a tecnologia SSD ainda tem custo elevado, o que pode tornar inviável a utilização em larga escala de dispositivos do tipo em servidores, pelo menos a curto prazo.

As unidades SSD serão fornecidas pela Intel, enquanto que os correspondentes controladores IC serão fornecidos pela Marvell. O Google deverá fazer as implementações iniciais em servidores instalados na sede da empresa, Em Mountain View, Califórnia (EUA).

Referência: The Inquirer.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.