Google Books passa a oferecer livros no formato EPUB

Mais de um milhão de obras estarão disponíveis nesse padrão

Até então, o serviço de livros digitalizados Google Books só oferecia publicações para download no tradicional formato PDF. No entanto, o Google anunciou recentemente que irá adotar o formato EPUB, uma padrão aberto para distribuição e leitura de e-books criado em setembro de 2007 e que já vem sendo adotado em leitores de livros digitais, como os modelos mais recentes da linha Sony Reader.

O formato EPUB se mostra vantajoso por permitir melhor visualização do conteúdo nos leitores de e-books, fazendo com que a página se ajuste adequadamente ao tamanho da tela do dispositivo ou mesmo que o usuário altere o tamanho da fonte conforme suas necessidades, por exemplo. Graças a isso, arquivos nesse padrão podem ser lidos até mesmo em dispositivos com telas pequenas, como telefones celulares.

De acordo com o Google, mais de um milhão de livros serão oferecidos a partir de agora no Google Books no formato EPUB. Obviamente, essas obras são todas de domínio público. O padrão está sendo adotado pelo serviço justamente por permitir leituras em uma variedade maior de dispositivos.

Como exemplo, neste link é possível baixar o livro The Inferno of Dante no formato EPUB. Para lê-lo em seu computador, você pode utilizar o programa calibre, disponível gratuitamente para Windows, Mas OS X e Linux. Outras opções de leitores podem ser encontradas aqui.

Livro The Inferno of Dante no formato EPUB
Livro The Inferno of Dante no formato EPUB

Referência: Inside Google Books.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.