Google anuncia serviço que utiliza o celular no lugar do cartão de crédito

O Google anunciou hoje (26/05/2011) o Wallet, um serviço que tem a proposta de permitir ao usuário utilizar um smartphone com Android em vez de um cartão de crédito ou mesmo “dinheiro vivo” para efetuar pagamentos. A novidade já começou a ser testada nos Estados Unidos.

Para usufruir do Google Wallet, o usuário deve informar os dados do seu cartão de crédito no sistema. Também é possível armazenar e utilizar informações relacionadas, como cupons de desconto, entradas para shows ou pontos de um programa de fidelidade de uma loja, por exemplo. Todos esses dados são guardados de maneira segura, de acordo com a empresa.

Wallet - Imagem por Google

Para ser aceito em estabelecimentos comerciais, o Google Wallet está associado ao serviço PayPass, da Mastercard, o que faz com que, por enquanto, só funcione com cartões desta bandeira emitidos pelas instituições Citi, First Data e Sprint. Tecnicamente, o serviço utiliza o sistema sem fio de transferência de dados NFC (Near Field Communications), disponível, no momento, apenas no aparelho Nexus S.

A utilização do Wallet é simples: o usuário aproxima seu celular do dispositivo receptor, informa um código e efetua o pagamento. Em caso de roubo ou perda, é possível bloquear o acesso ao serviço no aparelho e transferir as informações para outro dispositivo.

Inicialmente, o Wallet poderá ser testado por um grupo limitado de usuários em mais de 120 mil estabelecimentos comerciais nas cidades de Portland, San Francisco e New York, nos Estados Unidos. A disponibilização em massa do serviço deverá acontecer no início do próximo semestre. Ainda não há informação de lançamento no Brasil.

Mais informações no endereço www.google.com/wallet.

Referência e imagem: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.