Google aborta missão de digitalizar jornais do mundo

Em 2008, o Google deu início a um projeto audacioso, que condiz com a sua missão de “organizar todas as informações do mundo”: digitalizar o maior número possível de notícias publicadas em jornais, desde os de maior circulação até publicações que se restringem a locais não muito populosos. Esse trabalho, no entanto, será descontinuado pela companhia.

De acordo com o site Search Engine Land, recentemente, o Google emitiu avisos a entidades de mídia para comunicar a decisão, que acontece depois da digitalização do acervo de cerca de dois mil jornais de várias partes do mundo. Esse trabalho aconteceu principalmente com notícias antigas, como as publicadas pelo jornal Milwaukee Sentinel entre 1910 e 1995.

O material que já foi capturado continuará disponível em news.google.com/archivesearch. No entanto, não haverá inclusão de novo conteúdo, mesmo nos casos onde os veículos, por iniciativa própria, enviarem material digitalizado ou preparado para este processo.

O Google não deixou claro o que motivou a sua decisão, no entanto, há a suspeita de que a medida faz parte de um plano de readequação dos negócios da empresa após Larry Page assumir o cargo de CEO.

Na imagem a seguir, uma notícia digitalizada da chegada do homem à Lua pelo jornal Pittsburgh Post-Gazette, em 21 de julho 1969:

Referências: Search Engine Land, Huffington Post.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.