Gigantes da internet se unem para combater e-mails fraudulentos

Imagem de arrobaQuem é que já não passou pela experiência de receber um e-mail falso (phishing scam) em nome de um banco ou da Receita Federal, por exemplo? Infelizmente, o número de pessoas que não percebem que estas mensagens são fraudulentas é grande, por isso, gigantes da internet se uniram para criar a DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance), uma associação de combate ao problema.

Fazem parte da entidade as empresas AOL, Google, Microsoft e Yahoo!, além de outras companhias que não fornecem serviços de e-mail, mas têm suas marcas constantemente associadas a mensagens fraudulentas, como PayPal, LinkedIn e Facebook.

A ideia principal é a de criar e promover uma tecnologia que ajude a evitar que e-mails golpistas cheguem à caixa de entrada dos usuários. Para isso, a principal aposta está no uso de autenticação de mensagens, esquema que o PayPal já utiliza em conjunto com o Yahoo!. Desta forma, se um banco enviar uma mensagem a um cliente, por exemplo, esta será verificada pelo serviço de e-mail junto à instituição para confirmação.

De acordo com o Google, atualmente, 15% das mensagens que circulam pelo Gmail são protegidas por autenticação. O PayPal, por sua vez, consegue bloquear cerca de 200 mil e-mails fraudulentos por dia no Yahoo! Mail. Com a DMARC, a expectativa é a de que números como estes aumentem consideravelmente.

Mais informações em dmarc.org (em inglês).

Referência: GigaOM.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.