Game of Thrones é uma das séries mais pirateadas do ano

Game of ThronesA segunda temporada de Game of Thrones estreou no mês passado (abril de 2012), mas já obteve tantos downloads, que está fazendo a série ser considerada uma das mais pirateadas do ano. De acordo com uma análise publicada pela Forbes, a culpa pode ser da própria HBO, canal responsável pela produção do seriado.

O problema é que, ao contrário de outras séries, Game of Thrones só está sendo exibido nos canais da HBO. Não é possível, pelo menos até o momento, assistir aos episódios em serviços de streaming, como Netflix ou Hulu. Na internet, a única opção existente é o site HBO Go, mas este serviço só pode ser utilizado por quem é assinante de determinados planos de TV por assinatura.

Além disso, a primeira temporada foi lançada em DVD e Blu-ray apenas recentemente. Isso somente acontecerá com a segunda temporada após o seu encerramento, obviamente. Ainda há o agravante de os lançamentos em mídias normalmente demorarem mais para acontecer em localidades fora dos Estados Unidos.

Em resumo, o esforço da HBO para fazer com que Game of Thrones seja o mais exclusivo possível é um “feitiço que está virando contra o feiticeiro”. Na ausência de opções mais acessíveis, tanto em termos de custo quanto de praticidade, muitos usuários estão preferindo ter acesso aos episódios por meio de torrents e afins.

Em relação a este aspecto, a Netflix divulgou uma nota onde explica o fato de não disponibilizar determinadas produções, por mais aclamadas que sejam:

(…) Canais premium por assinatura, como HBO e Showtime, também estão retendo suas séries mais populares, incluindo Games of Thrones e Dexter, porque estão preocupados com a perda de assinantes caso este conteúdo fique disponível de maneira mais barata em serviços como a Netflix.

Segundo a Big Champagne, empresa especializada em monitoramento e análises de mercado, a segunda temporada de Game of Thrones ultrapassou a marca de 25 milhões de downloads apenas via BitTorrent.

Referências: Forbes, TorrentFreak.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.