Formato PNG supera imagens GIF na internet, mas por pouco!

Um levantamento feito pela empresa de pesquisas W3Techs mostra que o formato PNG conseguiu, recentemente, superar o padrão GIF em utilização na internet. Para chegar a esta constatação, a companhia utilizou a sua fórmula padrão: monitorar 1 milhão de sites listados entre os mais populares no ranking do serviço Alexa.

Segundo a pesquisa, o formato PNG está presente em 62,4% das páginas avaliadas, enquanto que imagens GIF foram encontradas em 62,3% destes sites. Trata-se de uma diferença extremamente pequena, mas mesmo assim relevante se considerarmos que o padrão GIF tinha uma vantagem de 15% na medição realizada um ano atrás.

Imagem em formato PNG

Imagem em formato PNG

A tendência é a de que o padrão PNG continue conquistando espaço na Web de maneira rápida por causa de algumas de suas características que são cada vez mais valorizadas, como fundo transparente, profundidade de cores e compressão de tamanho que não compromete a qualidade da imagem.

Isso não quer dizer, é claro, que o formato GIF irá desaparecer. Trata-se de um padrão com mais de duas décadas de existência, mas que ganhou fôlego nos últimos anos por causa de sua capacidade de gravar sequências de imagens em um único arquivo. Em outras palavras, trata-se de uma especificação que suporta animações e, por isso, é bastante utilizado em redes sociais e serviços como Tumblr, por exemplo.

É válido frisar, no entanto, que esta “briga” entre PNG e GIF acontece pela segunda posição. Na primeira, está o padrão JPEG (ou JPG), presente em 72,7% dos sites monitorados. Embora a W3Techs não tenha entrado em detalhes, não é difícil entender a popularidade deste formato: o JPG consegue gerar imagens de boa qualidade fazendo com que o arquivo não ocupe muito espaço, apesar de apresentar perda de qualidade em cada compreensão.

Saiba mais sobre as diferenças entre GIF, PNG e JPEG aqui.

Referência: W3Techs.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.