Finlândia: lei torna internet via banda larga um direito de toda a sua população

Bandeira da FinlândiaA partir de julho de 2010, toda a população da Finlândia terá o direito de ter acesso à internet com conexões em banda larga de pelo menos 1 Mbps. Isso se deve a uma lei divulgada recentemente pelo Ministério de Transporte e Comunicações do país que torna o acesso rápido à rede mundial de computadores um “direito fundamental” de todos os seus cidadãos.

O projeto, no entanto, não se limita a isso: quando a lei entrar em vigor, em 2010, as conexões terão que ser de pelo menos 1 Mbps, como já informado, mas a ideia é a de que, em 2015, toda a população finlandesa tenha conexões de 100 Mbps. Devido a limitações técnicas, variações em velocidades poderão ser permitidas em conexões que utilizam redes de telefonia celular (3G).

Situada no norte da Europa, a Finlândia tem uma população de cerca de 5,3 milhões de pessoas. Um levantamento feito pelo governo do país com base no ano de 2008 mostra que 83% dos cidadãos entre 16 e 74 anos acessam a internet, sendo que, destes, 80% o fazem diariamente.

Referências: CNN, Statistics Finland.

2 comentários em “Finlândia: lei torna internet via banda larga um direito de toda a sua população”

  1. […]Bom, no Brasil a situação é bem diferente, pois a Finlândia é um país bem mais desenvolvido do que o Brasil, o Brasil além de ser o país, a ser considerado o que cobra muito mais pelo uso de rede celulares, com toda certeza também deve ser um dos que também deve cobrar um valor altissimo pelo uso dessa rede..então deve estar um tanto longe do nosso alcance este valor e qualidade de serviço, mais espero que um dia se concientizem, e tente melhor esta forma de distribuição de rede e tambem os preços..

Os comentários estão fechados.