Finlândia: lei torna internet via banda larga um direito de toda a sua população

Bandeira da FinlândiaA partir de julho de 2010, toda a população da Finlândia terá o direito de ter acesso à internet com conexões em banda larga de pelo menos 1 Mbps. Isso se deve a uma lei divulgada recentemente pelo Ministério de Transporte e Comunicações do país que torna o acesso rápido à rede mundial de computadores um “direito fundamental” de todos os seus cidadãos.

O projeto, no entanto, não se limita a isso: quando a lei entrar em vigor, em 2010, as conexões terão que ser de pelo menos 1 Mbps, como já informado, mas a ideia é a de que, em 2015, toda a população finlandesa tenha conexões de 100 Mbps. Devido a limitações técnicas, variações em velocidades poderão ser permitidas em conexões que utilizam redes de telefonia celular (3G).

Situada no norte da Europa, a Finlândia tem uma população de cerca de 5,3 milhões de pessoas. Um levantamento feito pelo governo do país com base no ano de 2008 mostra que 83% dos cidadãos entre 16 e 74 anos acessam a internet, sendo que, destes, 80% o fazem diariamente.

Referências: CNN, Statistics Finland.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.