Finalmente: Ubuntu 10.04 é lançado oficialmente

Mais um pouco e a versão passaria a ser 10.05*, mas saiu: o sistema operacional Ubuntu 10.04 Lucid Lynx foi lançado oficialmente hoje pela Canonical e já está disponível para download (gratuito). Como não poderia deixar de ser, a primeira característica que chama a atenção é o novo visual do sistema, inegavelmente mais elegante que nas versões anteriores.

Ubuntu 10.04 - Imagem por Canonical

Mas as novidades, é claro, não se limitam a isso: o Ubuntu 10.04 também se destaca por possibilitar boot mais rápido, por oferecer uma interessante integração com redes sociais e, como grande novidade, por suportar o Ubuntu One Music Store, um serviço on-line semelhante ao iTunes, da Apple, que permite ao usuário adquirir músicas diretamente do player, neste caso, com possibilidade de baixar determinadas faixas sem DRM.

Ubuntu One Music Store - Imagem por Canonical
Ubuntu One Music Store – Imagem por Canonical

O Ubuntu 10.04 mantém a tradição de oferecer por padrão os aplicativos que mais interessam aos usuários, com destaque para jogos, editor de vídeos de fácil manipulação, organizador de fotos e cliente de e-mail. É claro que também há integração com o serviço de armazenamento on-line de arquivos Ubuntu One. Como se não bastasse, essa é uma versão LTS (Long Term Support), ou seja, que tem um tempo de suporte maior.

Ubuntu 10.04: integração com redes sociais - Imagem por Canonical
Ubuntu 10.04: integração com redes sociais – Imagem por Canonical

As páginas com links para download das imagens do Ubuntu 10.04 são os seguintes:

Mais detalhes no site do Ubuntu.

* Para quem não entendeu a referência, a numeração do Ubuntu é feita com base no ano e no mês de lançamento. Assim, na versão 10.04, o número ’10’ vem de 2010, enquanto que o número ’04’ faz alusão ao mês de abril.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.