Finalmente: Ubuntu 10.04 é lançado oficialmente
Mais um pouco e a versão passaria a ser 10.05*, mas saiu: o sistema operacional Ubuntu 10.04 Lucid Lynx foi lançado oficialmente hoje pela Canonical e já está disponível para download (gratuito). Como não poderia deixar de ser, a primeira característica que chama a atenção é o novo visual do sistema, inegavelmente mais elegante que nas versões anteriores.
Mas as novidades, é claro, não se limitam a isso: o Ubuntu 10.04 também se destaca por possibilitar boot mais rápido, por oferecer uma interessante integração com redes sociais e, como grande novidade, por suportar o Ubuntu One Music Store, um serviço on-line semelhante ao iTunes, da Apple, que permite ao usuário adquirir músicas diretamente do player, neste caso, com possibilidade de baixar determinadas faixas sem DRM.
Ubuntu One Music Store – Imagem por Canonical
O Ubuntu 10.04 mantém a tradição de oferecer por padrão os aplicativos que mais interessam aos usuários, com destaque para jogos, editor de vídeos de fácil manipulação, organizador de fotos e cliente de e-mail. É claro que também há integração com o serviço de armazenamento on-line de arquivos Ubuntu One. Como se não bastasse, essa é uma versão LTS (Long Term Support), ou seja, que tem um tempo de suporte maior.
Ubuntu 10.04: integração com redes sociais – Imagem por Canonical
As páginas com links para download das imagens do Ubuntu 10.04 são os seguintes:
- Versão para desktop (32 bit): www.ubuntu.com/getubuntu/download;
- Versão para servidor (64 bit): www.ubuntu.com/getubuntu/download-server;
- Versão para netbooks: www.ubuntu.com/getubuntu/download-netbook;
- Outras opções: releases.ubuntu.com/10.04.
Mais detalhes no site do Ubuntu.
* Para quem não entendeu a referência, a numeração do Ubuntu é feita com base no ano e no mês de lançamento. Assim, na versão 10.04, o número ’10’ vem de 2010, enquanto que o número ’04’ faz alusão ao mês de abril.