Fecomércio-RJ: quase metade dos brasileiros tem acesso à internet
Uma pesquisa divulgada hoje (08/11/2011) pela Fecomércio-RJ, em parceria com a Ipsos, indica que quase metade da população brasileira (48%) tem acesso à internet. Trata-se de um número bastante expressivo, especialmente se levarmos em conta que, em 2007, esta medição estava em 27%.
Mas não foi só o número de usuários que aumentou: a frequência de utilização também. Dos brasileiros com acesso à internet, 47% o fazem diariamente, 33% acessam mais de uma vez por semana e apenas 12% utilizam a rede mundial de computadores uma única vez por semana.
O acesso a partir de casa é o mais comum (62%), principalmente porque o número de residências com computadores aumentou de maneira considerável. Mas a pesquisa também mostrou que 15% acessam a internet a partir de lan houses, outros 15% a partir do trabalho e 6% a partir da casa de amigos ou parentes.
O principal motivo para o acesso à internet é o contato com amigos (50%). Atividades profissionais respondem por 27%. Os tipos de sites mais acessados são:
- Redes sociais (61%);
- Pesquisas (48%);
- E-mails (34%);
- Notícias (34%);
- Diversão (17%);
- Serviços (17%).
É interessante notar que o número de brasileiros que fazem compras pela internet também aumentou: de 13% em 2007 para 20% da população em 2011. Apesar de ser um número significativo, também indica que o comércio eletrônico pode avançar muito mais no país.
Entre a parcela da população que não acessa a internet, os principais motivos dados para isso foram:
- Falta de conhecimento sobre o uso do computador (43%);
- Falta de acesso a um computador (38%);
- Falta de interesse pela internet (30%).
A pesquisa foi feita com mil entrevistados, em 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas.
Referência: Fecomércio-RJ.