FEBRABAN: em 2010, 23% das operações bancárias foram realizadas pela internet

Imagem ilustrativa de tecladoDados divulgados recentemente pela Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) mostram que, em 2010, 23% das 12,8 bilhões de operações bancárias realizadas no país foram feitas por meio de canais de internet banking, um crescimento de 27,4% em relação ao ano de 2009.

Esses números mostram que os serviços de internet banking já são o segundo meio preferido dos brasileiros para transações bancárias, perdendo apenas para os caixas eletrônicos (ATMs), que responderam por 31% dos atendimentos em 2010.

A FEBRABAN registrou também um aumento de 5,7% em 2010 na quantidade de contas correntes movimentadas pela internet no país, com esse número chegando a 141 milhões. O maior crescimento, no entanto, ficou por conta dos serviços de mobile banking, que avançaram 71,4%, respondendo pela movimentação de 2,2 milhões de contas.

A entidade também destacou as despesas e os investimentos em Tecnologia da Informação das instituições bancárias: ao todo, foram gastos 22 bilhões de reais apenas em 2010, valor 15% maior que o registrado em 2009. “Esses números mostram que os investimentos em TI crescem acima da média de despesas do setor, o que significa que os bancos veem em TI uma importante alavanca para suas estratégias de crescimento”, frisa Gustavo Roxo, presidente da Comissão Organizadora do Ciab FEBRABAN 2011.

Mais informações neste relatório da FEBRABAN (em PDF).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.