Falta de dinheiro faz WikiLeaks suspender atividades

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (24/10/2011), Julian Assange, fundador da WikiLeaks, noticiou a suspensão das atividades do site por falta de recursos financeiros. O anúncio foi feito no Reino Unido, onde Assange aguarda pela conclusão de um pedido de extradição para a Suécia por causa de uma acusação de prática de abuso sexual.

O fundador da WikiLeaks explicou que o problema não ocorre por falta de doações, mas sim porque bancos e outras empresas do ramo financeiro, como Visa, Mastercard e PayPal estão impedindo – de maneira ilegal, de acordo com o seu ponto de vista – a transferência de recursos para a entidade. Com isso, a arrecadação do site caiu de mais de 100 mil dólares por mês para menos de 10 mil dólares.

Diante deste cenário, a WikiLeaks decidiu suspender a divulgação dos mais de 250 mil documentos confidenciais existentes em seu acervo enquanto tenta encontrar novos meios para financiar suas atividades. Isso deixa claro que a suspensão é temporária, no entanto, Assange destacou que o site poderá ser fechado definitivamente caso uma solução não seja encontrada até o final de 2011.

Referência: The New York Times.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.