Falece Dennis Ritchie, um dos criadores do Unix e da linguagem C

Este é um mês de luto para o universo da computação. Além de Steve Jobs, que faleceu no último dia 5, o mundo perdeu recentemente Dennis Ritchie, cientista que teve fundamental participação no desenvolvimento da plataforma Unix (em parceria com Ken Thompson) e, principalmente, na criação da linguagem de programação C.

Dennis Ritchie – Imagem por Wikipedia

Dennis Ritchie – Imagem por Wikipedia

Ritchie não foi tão famoso quanto Steve Jobs, mas suas contribuições para a computação foram fundamentais para este meio e, consequentemente, para o cotidiano das pessoas. Plataformas baseadas em Unix respondem, por exemplo, por grande parte dos servidores da internet. A linguagem C, por sua vez, é amplamente utilizada para o desenvolvimento de softwares dos mais variados portes, sendo possível inclusive encontrar sua influência em linguagens como Java e C#.

Felizmente, o trabalho de Dennis Ritchie foi reconhecido por várias entidades, o que resultou em merecidas premiações. Em 1983, por exemplo, o cientista e o seu parceiro de trabalho Ken Thompson receberam o Prêmio Turing. Em 1998, Ritchie foi agraciado com a Medalha Nacional de Tecnologia dos Estados Unidos, recebendo a honra pelas mãos do então presidente Bill Clinton.

Dennis Ritchie faleceu no último domingo (09/10/2011), em sua casa nos Estados Unidos, aos 70 anos de idade.

Referência: TechChrunch.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.