Falece Bill Moggridge, designer do primeiro laptop

Faleceu no último sábado (08/09/2012), nos Estados Unidos, Bill Moggridge, o designer que desenhou um computador portátil que acabou servindo de referência para o formato de livro que deu “vida” aos laptops. De origem britânica, Moggridge tinha 69 anos de idade e sofria de câncer.

A primeira máquina portátil oriunda do trabalho de Moggridge foi o modelo Grid Compass, desenvolvido no final dos anos 1970 e disponibilizado em 1982. O equipamento era equipado com um processador Intel 8086, 340 KB de memória RAM, tela com resolução de 320 x 240 pixels e um modem com capacidade de transmissão de até 1.200 bits por segundo.

Bill Moggridge – Imagem por Wikipedia

Bill Moggridge – Imagem por Wikipedia

Para os padrões de hoje, o Grid Compass seria uma “trambolho”, mas para a época foi considerado compacto o suficiente para ser utilizado pelo exército norte-americano e pela NASA na nave Discovery, em 1985. De fato, o portátil era destinado a aplicações profissionais e de pesquisa, uma vez que a ideia de um computador para uso pessoal ainda era muito nova e o seu preço girava em torno dos 8 mil dólares.

O trabalho de Bill Moggridge também o levou a ser professor da Stanford University, na Califórnia, professor convidado de design de interação na Royal College of Art, de Londres, e diretor do museu de design Smithsonian Cooper-Hewitt, em Nova Iorque. Além disso, Moggridge foi co-fundador da empresa de consultoria em design IDEO e autor de dois livros sobre o assunto.

Referência: ELMUNDO.es.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.