Experimental, Google Social Search faz buscas em redes sociais

As disputas pelos segmentos de buscas na internet são mesmo empolgantes! Recentemente, a Microsoft anunciou uma parceria para exibir informações do Twitter em tempo real nas páginas de resultado do Bing. No mesmo dia, a Google fez o mesmo anúncio, como é possível ver nesta nota. Agora, a Google dá mais um passo em relação às redes sociais ao anunciar o Google Social Search.

Quando a Microsoft anunciou sua parceria com o Twitter, lançou inclusive uma página específica para isso no endereço bing.com/twitter. A Google, por sua vez, não havia disponibilizado nenhum site com o mesmo fim, no entanto, o lançamento do Google Social Search vem para preencher essa lacuna, com o diferencial de oferecer também pesquisas em outras redes.

Pesquisa feita através do Google Social Search
Pesquisa feita através do Google Social Search

Para testar essa ferramenta, o usuário interessado deve ir à página do Google Experimental Search e clicar no botão Join the experiment do Google Social Search. Após isso, o serviço passará a fazer pesquisas nas redes sociais que o usuário cadastrou em seu perfil do Google Profile. Por enquanto, os resultados estão aparecendo apenas para pesquisas realizadas no Google em inglês.

Uma demonstração da novidade pode ser vista no vídeo abaixo:

Referência: Official Google Blog.