EUA: Projeto de lei propõe ocultar escolas, hospitais e prédios do governo no Google Earth

O fato de o Google Earth ser capaz de exibir imagens de quase todos os lugares do mundo vez ou outra incomoda autoridades de vários países. A mais recente manifestação dessa preocupação vem dos Estados Unidos, onde o republicano Joel Anderson propôs um projeto de lei que obrigaria o Google a ocultar, de alguma forma, as imagens de lugares que poderiam ser alvo de ataques terroristas.

Caso isso venha a acontecer, imagens de escolas, hospitais, templos religiosos, prédios do governo, entre outros estabelecimentos nos Estados Unidos, terão sua visualização impedida no Google Earth, sob a pena de multa diária. O mesmo valeria para o recurso Google Street View, que dá acesso a imagens vistas de pontos terrestres, e ao Google Maps.

Recentemente, o governo de Maharashtra, na Índia, anunciou que uma proposta será enviada a autoridades indianas para censurar o Google Earth no país. O motivo é o mesmo que levou Joel Anderson a criar o projeto de lei: impedir que o programa seja usado como ferramenta para ataques terroristas.

No caso dos Estados Unidos, o projeto de lei precisa inicialmente ser debatido e aprovado pela Assembleia Legislativa da Califórnia, onde foi apresentado, para passar a ser válido. Até o fechamento desta nota, o Google não havia se pronunciado sobre o assunto.

Referência: CNET News, The Hindu.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.