Estados Unidos: Intel enfrenta mais um processo por monopólio

A gigante dos processadores Intel acaba de receber mais um processo judicial por acusação de práticas monopolistas. Desta vez, a ação está sendo movida pela FTC (Federal Trade Commission – Comissão Federal do Comércio), entidade ligada ao governo dos Estados Unidos.

De acordo com uma nota divulgada pela FTC, a Intel colocou em prática nos últimos anos uma estratégia criada especialmente para dificultar o desenvolvimento de produtos concorrentes superiores em qualidade. Para isso, a companhia estaria, por exemplo, instruindo parceiros a não adquirir chips de outros fabricantes. Aparentemente, as práticas anticompetitivas da Intel não se limitam apenas ao mercado de processadores, mas também ao de chips gráficos.

Imagem ilustrativa de processador

A Intel, que detém atualmente cerca de 80% do mercado de microprocessadores, afirmou que age dentro da lei e que o processo da FTC foi equivocado por estar baseado em alegações que não foram investigadas devidamente.

Não é a primeira vez que a companhia tem que lidar com problemas do tipo. Em novembro de 2009, por exemplo, a Intel havia concordado em pagar 1,25 bilhão de dólares à sua principal concorrente, a AMD, para encerrar processos envolvendo práticas monopolistas.

Referências: CNET News, FTC, Intel.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.