Espécie de inseto é descoberta graças a uma foto publicada no Flickr

Mesmo com queda no número de usuários, o Flickr ainda é bastante utilizado por amantes de fotografias de várias partes do mundo. Por causa disso, as imagens publicadas no serviço acabam divulgando culturas diferentes, pratos típicos de outras regiões e até mesmo acontecimentos políticos. O que ninguém esperava era que o Flickr pudesse ajudar a descobrir uma nova espécie de inseto.

Shaun Winterton, entomologista (profissional que estuda insetos) do Departamento de Agricultura e Alimentação da Califórnia, nos Estados Unidos, estava consultando fotos publicadas por Hock Guek Ping no Flickr, quando se deparou com a imagem de um inseto do tipo crisopa (Chrysoperla) que lhe pareceu incomum:

Semachrysa jade – imagem por Hock Guek Ping

Semachrysa jade – imagem por Hock Guek Ping

Desconfiado de que podia se tratar de uma espécie ainda não descoberta, Winterton enviou a imagem para alguns de seus colegas de profissão e todos concordaram com a sua suspeita. Com base nisso, o entomologista entrou em contato com o autor da foto na expectativa de obter mais detalhes.

Tempos depois, o fotógrafo partiu para uma expedição à Malásia, na região onde a imagem em questão foi gerada, para que Winterton pudesse ter um exemplar da espécie em mãos. O inseto capturado foi então enviado ao Museu de História Natural de Londres, que confirmou não haver qualquer registro anterior sobre ele.

A espécie recebeu o nome de Semachrysa jade. Tanto Shaun Winterton quanto o fotógrafo Hock Guek Ping receberam os créditos pela descoberta, que foi noticiada no jornal científico ZooKeys.

Curiosamente, não se trata da primeira vez que um serviço on-line ajuda no encontro de algo até então desconhecido: imagens de satélite do Google Earth / Google Maps, por exemplo, já permitiram várias descobertas arqueológicas – a mais recente delas é uma possível identificação de novas pirâmides egípcias.

Referências: Flickr Blog, The Verge.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.