Eric Schmidt: YouTube custou ao Google quase três vezes mais do que valia

Há uma velho ditado que diz: “se não pode vencê-los, junte-se a eles”. Acontece que, às vezes, colocar esse ditado em prática pode custar muito caro. É o que pode ter acontecido com o Google na ocasião da compra do YouTube: a transação teria custado quase três vezes mais que o valor do serviço na época.

Atualmente, muita gente não sabe que o Google já teve um serviço de vídeos na internet chamado Google Videos. A iniciativa não teve o sucesso esperado e um dos motivos para isso foi a rápida popularização do YouTube. Por causa disso, a empresa decidiu se unir ao “inimigo” comprando-o, transação que aconteceu em outubro de 2006. Na ocasião, o Google desembolsou nada menos que 1,65 bilhão de dólares pelo YouTube.

Recentemente, Eric Schmidt, CEO do Google, declarou em uma audiência judicial movida pela Viacom que o valor do YouTube era algo entre 600 e 700 milhões de dólares. Segundo o executivo, o Google resolveu disponibilizar a quantia de 1,65 bilhão de dólares pelo YouTube, ou seja, quase três vezes mais, para evitar que concorrentes como Microsoft e Yahoo! entrassem na “briga” pelo serviço. Eric Schmidt também afirmou que essa quantia foi paga porque, para o Google, o YouTube valia tudo isso.

Será que a empresa se arrependeu por ter gastado tanto com a aquisição? Provavelmente não, pois o YouTube continua sendo o principal serviço de vídeos da internet. O único problema é que, até agora, o Google não conseguiu encontrar uma maneira eficiente para tornar o YouTube um negócio realmente rentável.

Referência: Mashable.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.