E3: Nintendo anuncia o 3DS, seu mais novo console portátil

A feira de games E3 deste ano está mesmo bastante interessante: depois da Microsoft oficializar o lançamento do Kinect e de uma nova versão do Xbox 360, a japonesa Nintendo roubou a cena ao anunciar o seu mais novo console portátil, o Nintendo 3DS.

Console 3DS - Imagem por Nintendo
Console 3DS – Imagem por Nintendo

O dispositivo continua com visual semelhante aos modelos anteriores da linha DS, assim como permanece fazendo uso de duas telas, sendo a inferior sensível ao toque. Mas as novidades começam a aparecer justamente na tela superior: ela está mais larga, com tamanho de 3,5 polegadas, tendo agora formato widescreen, e é capaz de exibir imagens 3D sem necessidade de óculos especiais para isso.

O Nintendo 3DS também possui as seguintes características:

  • Adição de um botão direcional analógico no lado esquerdo;
  • Botões Select, Home e Start na parte central;
  • Tela inferior de 3 polegadas sensível ao toque;
  • Conectividade Wi-Fi 802.11n;
  • Entradas para cartões SD e cartões de jogos;
  • Acelerômetro;
  • Hardware mais potente (mas ainda não detalhado).

Há mais uma característica no Nintendo 3DS que chama a atenção: o dispositivo conta com nada menos que três câmeras digitais de 0,3 megapixels. A primeira fica na parte frontal do aparelho, acima da tela superior, e permite ao usuário capturar sua própria imagem enquanto manipula o console. As duas outras câmeras, porém, ficam lado a lado na parte externa do dispositivo e servem para que o usuário possa gerar fotos com efeitos 3D. A Nintendo também cogitou a hipótese de essas câmeras gravarem vídeos, mas essa funcionalidade, por enquanto, é incerta.

Visão externa do 3DS: repare nas duas câmeras na parte inferior - Imagem por Nintendo
Visão externa do 3DS: repare nas duas câmeras na parte inferior – Imagem por Nintendo

A empresa ainda não informou a data de lançamento do Nintendo 3DS, assim como não forneceu detalhes em relação a preços, mas há a expectativa de que o console chegue ao mercado ainda em 2010. Isso porque, embora a Nintendo tenha mostrado apenas um protótipo, o dispositivo aparenta estar bem acabado. Além disso, várias companhias já estão trabalhando em jogos para o portátil, entre elas, Capcom, Electronic Arts, Konami, Ubisoft e SEGA.

Mais informações no site e3.nintendo.com/3ds.

Referências: Ars Technica, Kotaku.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.