Digitimes: Apple deverá ser a maior a fabricante de smartphones de 2011

De acordo com uma análise feita pela Digitimes Research, a Apple deverá se tornar a maior fabricante de smartphones do mundo até o final do ano, considerando o volume de vendas. O crescimento da empresa fundada por Steve Jobs coincide com o declínio da Nokia, líder do mercado até então.

A expectativa é a de que 2011 termine alcançando a marca de 462 milhões de smartphones comercializados no mundo todo, 60% a mais que no ano anterior, que fechou com 288 milhões. Deste total, a Apple deverá responder por 86,4 milhões de dispositivos. Se levarmos em conta que a companhia encerrou 2010 com 47,7 milhões de aparelhos vendidos, é um crescimento e tanto! Poderá contribuir para este fator o lançamento do iPhone 5, que deverá ser lançado no próximo trimestre.

iPhone 4 – Imagem por Apple

iPhone 4 – Imagem por Apple

Por outro lado, a Nokia mostra que, definitivamente, não está nos seus melhores dias. A companhia finlandesa fechou 2010 com cerca de 100 milhões de smartphones produzidos, mas não deverá ultrapassar a marca de 75 milhões em 2011. A empresa, possivelmente, está apostando suas fichas em 2012, quando deverá lançar seus primeiros aparelhos com Windows Phone, mas ainda há muitas incertezas em relação ao sucesso desta decisão.

A Samsung é outra companhia que terminará 2011 de maneira satisfatória: a Digitimes calcula que suas vendas alcançarão 67 milhões de unidades até o final do ano, 44 milhões a mais que em 2010. A LG também está em um momento: deverá encerrar 2011 com 24,5 milhões de dispositivos, contra 7 milhões no ano passado.

A surpresa, no entanto, ficam para duas fabricantes chinesas: Huawei e ZTE, ambas especializadas em telefones com Android mais baratos: a primeira deverá registrar crescimento de cerca de 485% em 2011; a segunda, de 330%.

Referência: Digitimes.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.