Cuil, um buscador criado por ex-googlers

Nesta segunda-feira, sites de tecnologia em todo o mundo noticiaram o lançamento do Cuil, um site de buscas criado por ex-googlers, isto é, por ex-funcionários do Google: Anna Patterson, Russel Power e Luis Monier (que trabalhou no Google, mas antes foi simplesmente o fundador do Altavista). A lista completa de executivos pode ser encontrada nesta página.

Para se destacar no mercado de buscas, o Cuil adotou estratégias diferentes dos mecanismos atuais. Por exemplo, não conta com um algoritmo semelhante ao PageRank, já que analisa o conteúdo de todas as páginas e determina quais se adequam a determinadas palavras buscadas. Além disso, conforme deixa claro sua política de privacidade, o Cuil não armazena informações do usuário, como nome e IP. Isso é bom por garantir privacidade, por outro lado, pode impedir o serviço de ser personalizado.


Note que os resultados no Cuil são exibidos em colunas

Nos testes feitos pelo InfoWester, notou-se que os resultados das buscas são exibidos em colunas, ao invés do tradicional esquema onde um item fica abaixo do outro em uma página. Esse formato se mostra interessante, pois permite uma maneira diferente de avaliação das buscas. Todavia, o índice de relevância foi baixo se comparado às buscas do Google, o que demonstra que o Cuil ainda tem um longo caminho a percorrer para deixar os seus concorrentes preocupados.

Referência: Search Engine Watch.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.