Crise: Kodak deixará de fabricar câmeras digitais

O momento atual da Eastman Kodak é mesmo lamentável. Depois de pedir concordata nos Estados Unidos (no Brasil, processo chamado de “recuperação judicial”), a companhia anunciou hoje (09/02/2012) outra decisão drástica para tentar se manter “viva”: deixará de produzir câmeras fotográficas já em 2012.

A decisão inclui não só câmeras digitais, como também equipamentos como filmadoras portáteis e porta-retratos eletrônicos. Com isso, a Kodak reduzirá gastos com desenvolvimento e produção, o que deverá fazê-la economizar cerca de 100 milhões de dólares por ano.

Câmeras Kodak: em breve, coisa do passado (imagem: divulgação)

Câmeras Kodak: em breve, coisa do passado (imagem: divulgação)

A partir de agora, a empresa se concentrará, essencialmente, em equipamentos de impressão, tanto para uso doméstico quanto para utilização comercial. Além disso, se focará em serviços de revelação on-line de fotos e acessórios para câmeras. A Kodak também pretende continuar obtendo receita com licenciamento de marcas.

A decisão é uma notícia surpreendente porque a Kodak popularizou sua marca no ramo da fotografia. Apesar de não ter tido muito sucesso no segmento de câmeras digitais – situação que piorou com o surgimento de celulares com câmera –, a companhia é um dos principais nomes por trás da invenção deste tipo de produto.

Referência: The Wall Street Journal.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.