Cortex-A9: processador de 2 GHz e com 2 núcleos da ARM

A ARM anunciou hoje o processador Cortex-A9 MPCore, um modelo que trabalha com clock de 2 GHz e com dois núcleos. Baseado na arquitetura TSMC de 40 nanômetros, trata-se do primeiro chip de duplo núcleo da ARM que alcança a frequência de 2 GHz.

Como principais vantagens em relação aos outros processadores da ARM, o Cortex-A9 oferece maior velocidade de processamento e novos recursos para a redução do consumo de energia. De acordo com a empresa, cada núcleo do chip consome apenas 0,25 Watts.

Diagrama da estrutura do Cortex-A9 - Imagem por ARM
Diagrama da estrutura do Cortex-A9 – Imagem por ARM

Vale frisar que os processadores desenvolvidos pela ARM são encontrados principalmente em dispositivos móveis. A Apple, por exemplo, utiliza chips Cortex-A8 com clock de 600 MHz no iPhone 3GS. Com o Cortex-A9 não será diferente: seu tamanho reduzido e o baixo consumo de energia o colocam como ideal para smartphones, por exemplo.

Os modelos Cortex-A9, no entanto, demorarão algum tempo para chegar aos primeiros aparelhos, uma vez que a ARM ainda terá que licenciar fábricas para produzí-lo. Quando isso acontecer, não será nada impossível que a Apple, caso se mantenha “fiel” à ARM, anuncie sua primeira versão do iPhone com processador dual-core.

Referências: ARM, Electronista.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.