Correios utilizarão smartphones para atualizar status do SEDEX mais rapidamente

Você fez uma compra pela internet e não aguenta mais dar ‘F5’ na página de rastreamento do SEDEX para saber a quantas anda a entrega do seu pedido? Pois saiba que em breve este “drama” será amenizado! É que a direção dos Correios anunciou que, até o final de 2013, cerca de 50 mil carteiros receberão smartphones para atualizar o status da entrega mais rapidamente.

No cenário atual, o status da entrega só é atualizado quando o funcionário dos Correios retorna a uma unidade da companhia, o que normalmente acontece só no final do dia.  Com um smartphone conectado à internet, o carteiro poderá atualizar a situação da entrega tão logo ocorra um evento.

Isso significa que, assim que uma entrega for efetuada, por exemplo, esta informação aparecerá no rastreamento dentro dos próximos minutos. Da mesma forma, se houver tentativa de entrega, mas o carteiro não encontrar ninguém no domicilio para recebê-la, o status informará imediatamente um aviso de destinatário ausente.

De acordo com os Correios, o novo sistema entrará em funcionamento até maio deste ano para atender ao serviço SEDEX 10, que funciona em treze estados brasileiros mais o Distrito Federal: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul e Goiás. O pregão para a compra do primeiro lote de smartphones (2,5 mil unidades) acontece hoje (05/02/2013).

A estimativa é a de que a empresa gaste cerca de 3 milhões de reais com softwares, treinamentos e outros recursos de TI necessários à implementação do sistema. Por outro lado, os Correios esperam haver economia de papel, uma vez que a lista de entregas do dia será disponibilizada ao funcionário diretamente no smartphone.

Referência: EBC.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.