Começa a disputa por novas terminações de endereços na Web

Endereços gTLD agora podem ser solicitadosVocê certamente está acostumado a acessar sites que terminam com .com, .net, .br, .org, .info, entre outros. Estes domínios, chamados de gTLD, em breve terão companhia: é que a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), entidade responsável pelo controle destes nomes, estava deste o início de 2012 aceitando pedidos para a criação de terminações variadas. O prazo terminou no dia 30 de maio.

A proposta que permite a solicitação de endereços gTLD foi aprovada em junho de 2011. A ideia é a de permitir que empresas e outras instituições obtenham autorização para utilizar terminações exclusivas. Para isso, cada entidade precisa pagar 185 mil dólares por pedido, além de uma taxa anual de 25 mil dólares para cada domínio aprovado.

De acordo com a ICANN, quase 2 mil endereços foram solicitados, alguns deles por mais de uma empresa. O destaque fica por conta da terminação .app, que foi requisitado por treze instituições, entre elas, Amazon e Google. Nomes como .cloud, .blog, .baby, .book e .shop também são bastante disputados.

É possível perceber a preocupação de muitas empresas de solicitar terminações que se referem às suas marcas. Por exemplo: a Apple solicitou o registro de .apple; a Airbus, a terminação .airbus; a Microsoft pediu os endereços .bing, .skydrive, .office e outros; a Sony requisitou .sony. Entre os diversos outros nomes solicitados, estão: .nyc, .rio, .porn, .cafe, .chat, .video, .tube e até alguns bastante curiosos, como .lol (solicitado pelo Google), .ketchup e .help.

A aprovação por parte da ICANN depende de vários critérios. Por exemplo, se uma empresa solicitar um nome que se refere a uma marca cujos direitos não possui, muito provavelmente terá sua solicitação negada; no caso de domínios que receberam mais de uma pedido, a ICANN poderá dar prioridade a instituições que reúnem várias organizações.

Na visão da entidade, os novos endereços gTLD representam a abertura de novas oportunidades na Web. Por outro lado, o assunto tem recebido duras críticas. Uma delas diz respeito aos gastos que empresas terão para proteger suas marcas. Há também quem acredite que os domínios darão a grandes companhias um espaço excessivamente privado na internet.

Independente das críticas, a ICANN pretende liberar os primeiros endereços gTLD solicitados já em 2013. Domínios muito requisitados, tal como o mencionado .app, poderão levar até 20 meses para serem liberados, uma vez que a escolha de seu detentor dependerá de análises bastante criteriosas.

A lista de todas as terminações solicitadas pode ser conferida no site da ICANN (em inglês).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.