Combate às fraudes: São Paulo terá em breve atestado médico digital

Atestado Médico DigitalA partir da próxima segunda-feira (02/04/2012), médicos do Estado de São Paulo poderão contar com uma versão digital dos tradicionais atestados médicos. A novidade está sendo lançada pela Associação Paulista de Medicina (APM) e tem como principal objetivo combater fraudes envolvendo este tipo de documento, além de diminuir a utilização de papel.

O atestado médico digital se mostra como uma opção interessante porque permite a confirmação rápida e on-line da autenticidade do documento por empresas e instituições. Além disso, como os dados só podem ser preenchidos eletronicamente pelo médico, quase não há riscos de adulterações ou acréscimo indevido de informações.

A APM aponta benefícios para todas as partes: para o médico, que vê diminuída as chances de ter seu nome envolvido em práticas fraudulentas; para empresas, que podem comprovar a emissão do atestado e confirmar quanto tempo o funcionário deverá ficar afastado; e para o cidadão, que pode evitar que a sua necessidade de afastamento seja contestada ou tida como suspeita.

O atestado médico digital faz uso de certificação digital para funcionar: todos os médicos interessados precisam ter um e-CPF para utilizá-lo. Cada documento emitido tem o custo de 1 real. Sua verificação poderá ser feita no site da própria APM, que possibilita inclusive sua impressão para anexação posterior em pastas médicas ou trabalhistas.

Referências: G1, APM.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.