Com suporte prolongado: Canonical lança Ubuntu 12.04

Dando sequência à tradição de disponibilizar uma nova versão de sua distribuição Linux em cada mês de abril – assim como em cada mês de outubro –, a Canonical lançou recentemente o Ubuntu 12.04 (codinome Precise Pangolin), que se destaca por ser uma versão com LTS (Long Term Support), ou seja, com tempo de suporte prologando, mais precisamente, de cinco anos.

Ubuntu 12.04 já está disponível – Imagem por Canonical

Ubuntu 12.04 já está disponível – Imagem por Canonical

No que se refere aos recursos, a principal novidade é o HUD (Head-Up Display), um sistema inteligente criado especialmente para a interface gráfica Unity (padrão do Ubuntu) que facilita a execução de tarefas. Para isso, basta ao usuário pressionar a tecla Alt e, no campo que surgir, digitar o que deseja fazer. O programa tentará encontrar quais funcionalidades correspondem a esta busca, de forma que recursos de qualquer software possam ser acionados mais facilmente. Para entender melhor, observe o seguinte vídeo:

Outras novidades incluem maior controle sobre aspectos de privacidade, suporte a dois monitores aperfeiçoado, melhor integração com o serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens Ubuntu One, pequenos ajustes na interface Unity, a volta do Rhythmbox como player de áudio padrão, entre outros.

O Ubuntu 12.04 pode ser baixado gratuitamente no endereço www.ubuntu.com/download/desktop. Há também uma versão para servidores disponível em www.ubuntu.com/download/server.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.