China promete punir responsáveis pelos ataques ao Google, desde que haja provas contras eles

Foto da Muralha da China - Imagem por www.freeimages.co.ukMiao Wei, vice-ministro da Indústria e da Tecnologia da Informação da China, disse que o país está disposto a punir os responsáveis pelos ataques ao Google que aconteceram no final de 2009, desde que a empresa registre uma queixa formal contra os culpados e que forneça provas contra eles.

“Se o Google tem provas de que os ataques vieram da China, o governo punirá os responsáveis de acordo com o que manda a lei. A China nunca apoiou ataques desse tipo porque o país já foi muitas vezes vítimas deles”, completou Miao Wei.

O assunto virou destaque nos noticiários de todo o mundo porque, depois dos ataques, o Google ameaçou remover os filtros de censura que são exigidos pelo governo chinês para o endereço www.google.cn, o que poderia resultar inclusive na retirada da empresa do país. As declarações da companhia também deram a entender que os ataques tiveram influência política, embora o governo chinês negue.

Recentemente, o governo dos Estados Unidos identificou o chinês responsável pela criação do código utilizado nos ataques, mas não há, pelo menos até o momento, indícios de que ele participou da invasão. Os dados dessa pessoa estão mantidos em sigilo.

Miao Wei também disse que “se o Google decidir continuar com seus negócios na China dentro das leis do país, será bem-vindo a fazê-lo, (…) mas se a companhia decidir sair, deverá passar por determinados procedimentos baseados na lei e lidar com problemas que possam surgir com seus clientes”.

No Google o silêncio impera: até agora, a empresa não deu nenhum comunicado em relação às declarações do vice-ministro.

Referência: elmundo.es. Imagem por www.freeimages.co.uk.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.