China já tem quase 340 milhões de “internautas”

Apesar de todos os problemas de censura na internet causados pelo governo chinês, o número de usuários da “grande rede” na China não para de crescer: em um levantamento feito em junho de 2009 pela China Internet Network Information Center (CNNIC), constatou-se que o país já conta com pouco mais de 338 milhões de pessoas na internet, cerca de um quarto da população chinesa.

De acordo com o estudo, a quantidade de “internautas” chineses no final de 2008 era de aproximadamente 300 milhões de pessoas, o que demonstra o quão rápido está aumentando o acesso à internet no país. Ainda de acordo com o levantamento, 94,3% dos usuários chineses se conectam através de conexões de banda larga. Além disso, 31,2% acessam a internet através de dispositivos móveis.

Os chineses utilizam a internet principalmente para ler notícias, jogar e se comunicar com outras pessoas, no entanto, o estudo também aponta para um crescimento acelerado no comércio eletrônico: em junho de 2009, cerca de 88 milhões de usuários fizeram compras pela internet, um aumento de aproximadamente 14 milhões de compradores on-line em relação ao final de 2008.

Esses números mostram que a internet na China pode representar grandes chances de negócios para empresas de tecnologia, especialmente no segmento móvel. O que pode causar alguns transtornos são mesmos os casos de censura, que acabam impedindo os chineses de acessar páginas ou serviços que estejam em desacordo com imposições do governo.

Referência: CIO.com, China Daily.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.