Chile proíbe venda de celulares bloqueados

Smartphone - imagem ilustrativaVocê entra em uma loja, vê um telefone celular que te interessa e decide comprá-lo, mas se frustra ao saber que o dispositivo não funciona com a operadora da sua linha. Pelo menos no Chile, esta situação será coisa do passado: é que o governo proibiu, a partir desta semana, a venda de aparelhos bloqueados no país.

Isso significa que, mesmo que o usuário tenha comprado um celular na “operadora X”, poderá utilizá-lo na “operadora Y” sem qualquer restrição. Para os casos de aparelhos adquiridos antes desta lei, os consumidores poderão visitar o site de sua operadora e solicitar o desbloqueio gratuitamente.

A novidade serve de complemento à lei de portabilidade numérica que começará a valer a partir do próximo dia 16 no Chile: a exemplo do que já acontece no Brasil, os cidadãos locais poderão solicitar a troca de operadora sem, no entanto, ter que alterar o número de sua linha. Sem a regra do desbloqueio, muitos usuários teriam que trocar de aparelho ao mudar de operadora.

Apesar disso, as prestadoras poderão continuar oferecendo planos que exigem permanência ou exclusividade durante algum tempo, no entanto, devem deixar estas condições bem claras ao usuário.

No Brasil, o fornecimento de aparelhos bloqueados não é proibido, todavia, desde março de 2010, as operadoras devem efetuar o desbloqueio gratuitamente sempre que o consumidor solicitar.

Referência: TechSpot.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.