Chegou o dia: Larry Page já é o novo CEO do Google
Depois de 10 anos à frente do Google, Eric Schmidt não é mais o CEO do Google. Hoje, 04 de abril de 2011, Larry Page, que fundou a empresa ao lado de Sergey Brin, assumiu o posto número 1 do maior serviço de buscas da internet. Schmidt, no entanto, continua por perto: faz parte do conselho administrativo do Google, respondendo pelas áreas de negócios, parcerias, governo, relações comerciais mais amplas, entre outras.
Larry Page (Imagem por Google)
Antes mesmo de assumir oficialmente o cargo, Page já havia tomado algumas medidas. A principal diz respeito à cultura corporativa: o executivo quer que o Google tenha o “espírito de uma startup”, isto é, que trabalhe com a empolgação de uma empresa de tecnologia recém-criada. Outra iniciativa importante é a oferta de 900 milhões de dólares à Nortel para a aquisição de patentes.
Com 38 anos, Larry Page não é tão experiente no mundo dos negócios quanto Eric Schmidt, que antes do Google assumiu cargos de liderança em empresas como Novell e Sun. Mas, de acordo com este último, Page está pronto para esta nova fase. E precisa estar mesmo: o Google tem grandes desafios pela frente, entre eles, evitar a perda de mercado para o Bing, fazer frente ao crescimento alucinante do Facebook e resolver questões envolvendo desrespeito à privacidade.
Referências: Los Angeles Times, Gather.