CGI.br: apenas um terço da população utiliza a internet para acessar serviços públicos

gov.brO Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou recentemente os resultados da pesquisa TIC Governo Eletrônico, que envolveu 3 mil entrevistados em 157 municípios e foi conduzido pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br). O levantamento mostra que apenas 35% da população brasileira, ou seja, cerca de um terço, utiliza a internet para acessar serviços do governo.

Os principais motivos apontados pelos entrevistados que não utilizam os serviços on-line governamentais são a preferência pelo atendimento presencial (48%) e a falta de habilidade com o computador (48%). O estudo mostra que preocupação com a segurança dos dados, dificuldade em encontrar os serviços e ineficiência do retorno às solicitações também são causas que atrapalham o uso mais amplo dos recursos eletrônicos do governo.

Apesar do número relativamente baixo de usuários, a pesquisa também mostra que 56% dos entrevistados escolheria a internet para acessar serviços do governo na próxima vez que isso for necessário. Além disso, 60% se mostrou propenso a indicar tais serviços às pessoas com as quais mantém contato.

Outro dado animador é que 91% dos cidadãos que utilizam serviços on-line do governo se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com o retorno obtido. No entanto, há uma ressalva: o nível de satisfação está mais relacionado ao encontro de informações sobre os serviços do governo do que com a realização de transações por meios eletrônicos.

“Mesmo com os altos índices de satisfação apontados, existem oportunidades para melhoria dos serviços de governo eletrônico oferecidos pela internet, tanto na busca de serviços, quanto na facilidade de sua utilização”, afirma Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

O relatório completo pode ser obtido no seguinte endereço: http://www.cetic.br/tic/egov/2010/index.htm.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.