CGI.br: alunos sabem mais de computador e internet do que a maioria dos professores

O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) publicou recentemente a primeira edição da pesquisa TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) Educação. Uma das constatações realizadas pelo estudo é a percepção por parte de 64% dos professores entrevistados de que os alunos entendem mais de computador e internet do que eles próprios.

Na visão de Sérgio Gotti, diretor de Formulação de Conteúdos Pedagógicos do Ministério da Educação (MEC), é natural que professores aprendam a lidar com o assunto junto aos alunos e colegas de profissão por causa do ritmo de evolução tecnológico. Para auxiliar neste aspecto, o MEC afirma oferecer um programa de capacitação, mas de acordo com Gotti, esta não deve ser a única fonte de formação e atualização dos docentes: “quando a gente olha a questão do uso do computador, bem ou mal a gente nota que há um incremento na utilização em função do que é o aluno do século 21, que está muito mais antenado nessa questão e, de uma certa forma, induz o professor a incorporar essas tecnologias”, explicou.

A pesquisa também mostra que a utilização da tecnologia no aprendizado escolar poderia ser mais ampla se não houvesse limitações estruturais. Entre os problemas relatados estão baixa velocidade no acesso à internet e quantidade insuficiente de computadores conectados. Das instituições públicas de ensino que participaram do estudo, 81% têm laboratório de informática, mas 14% destas não contam com acesso à internet. Apenas 4% das escolas contam com computadores dentro das salas de aula.

A pesquisa TIC Educação está disponível integralmente em cetic.br/educacao/2010.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.