CES: AMD anuncia Lightning Bolt, tecnologia rival ao Thunderbolt

Se você acha que a tecnologia Thunderbolt é, pelo menos até o momento, um exagero por ainda não ter encontrado espaço significativo no mercado, se prepare: a AMD está trabalhando em uma nova interface de conectividade para entrar na briga. Trata-se do Lightning Bolt, que foi apresentado na feira CES 2012.

Tida como rival do Thunderbolt (projeto liderado pela Intel), a nova tecnologia também utiliza um padrão de comunicação já estabelecido: enquanto o Thunderbolt faz uso do barramento PCI Express, o Lightning Bolt tem o USB 3.0 como base. Em comum, ambos lidam com sinal de vídeo por meio de DisplayPort. A ideia, com isso, é a de permitir dados, vídeo e alimentação elétrica pelo mesmo cabo.

Sabe-se que portas Thunderbolt podem alcançar taxas de até 10 Gb/s e, no futuro, esta velocidade pode ser ainda maior. O foco deste padrão é claramente o desempenho. No caso do Lightning Bolt, no entanto, a AMD trabalha com o objetivo de não elevar consideravelmente os custos com hardware: de acordo com a empresa, os componentes internos necessários para fazer a nova tecnologia funcionar em um computador custarão cerca de 1 dólar. Com isso, a companhia espera, aparentemente, atrair mais o segmento doméstico do que o profissional.

A AMD não forneceu previsão de disponibilização do Lightning Bolt, mas se a empresa quiser que a sua interface brigue por espaço no mercado, não pode perder tempo, uma vez que Intel e fabricantes estão preparando terreno para que o Thunderbolt chegue ao segmento de PCs em 2012, o que poderá tornar a tecnologia mais popular.

Referência: AnandTech.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.