CERT.br: notificações de phishing aumentam 150% em um ano

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) divulgou hoje dados sobre incidentes de segurança na internet referentes ao terceiro trimestre de 2010. Neste período, o total de notificações relatadas foi de pouco mais de 40 mil, representando um aumento de quase 22% em relação ao trimestre anterior e 36% quando comparado ao mesmo intervalo de 2009.

Mais preocupante, no entanto, é a constatação de que, em relação às tentativas de fraudes por phishing, houve um aumento de 13% em relação ao trimestre anterior e de 150% em comparação com o mesmo período de 2009. Isso significa que as tentativas de golpes utilizando sites falsos de bancos ou de empresas de comércio eletrônico, por exemplo, aumentaram expressivamente. Segundo Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br, "é a primeira vez em nossa série histórica que relatos sobre phishing ultrapassaram aqueles relacionados a cavalos de Tróia, em números absolutos".

Ainda de acordo com a entidade, os ataques a servidores Web, que exploram vulnerabilidades para implantação de malwares e páginas falsas em sites legítimos, aumentou 77% em relação ao terceiro trimestre de 2009.

É possível obter dados estatísticos detalhados sobre incidentes de segurança no endereço www.cert.br/stats/incidentes.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.