Cerca de 1/4 da população da União Europeia nunca teve acesso à internet

Imagem ilustrativa de modemQuem pensa que programas de inclusão digital são preocupações inerentes apenas aos países de terceiro mundo está enganado: dados divulgados recentemente mostram que cerca de 1/4 dos 500 milhões de habitantes dos países da União Europeia nunca teve acesso à internet. A constatação foi feita pela  Eurostat, agência de estatísticas da região.

Mesmo com o acesso à internet aumentando nos últimos anos, o problema ainda é bastante expressivo em alguns países da União Europeia, especialmente nos mais pobres. Na Romênia, por exemplo, 47% da população é excluída digitalmente, número semelhante ao registrado na Bulgária. Na Grécia, a proporção é de 50%.

A Espanha é o país que surpreendeu no levantamento, de maneira negativa: apesar de ser uma das nações mais importantes da região, somente 64% de sua população acessa a rede mundial de computadores. Portugal está um pouco pior, com o uso da internet sendo feito por 58% de seus habitantes.

Há, por outro lado, países exemplares quanto a este aspecto: Dinamarca, Luxemburgo e Suécia registram níveis de acesso superiores a 90% da população. Alemanha, Finlândia e Reino Unido também não fazem feio, com a internet sendo utilizada por quase 85% de seus habitantes. Neste segundo país, inclusive, o acesso à internet é considerado um direito básico, tal como o fornecimento de água e energia.

O relatório completo sobre a pesquisa está disponível no site da Eurostat (em inglês, formato PDF).

Referência: BBC News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.