CEO da Lenovo divide sua bonificação de 3 milhões de dólares com funcionários
Yang Yuanqing, atual CEO da Lenovo, causou surpresa nesta semana por causa de uma decisão inusitada: ao conseguir uma bonificação de cerca de 3 milhões de dólares por causa do bom desempenho financeiro que a empresa obteve no último trimestre, o executivo decidiu distribuir o montante entre os trabalhadores da companhia, em vez de investir o dinheiro em ações ou encher sua garagem com carros de luxo, por exemplo.
Para isso, Yuanqing dividiu a quantia em 10 mil partes, cada uma com valor calculado em 314 dólares (equivalente a 635 reais, aproximadamente), e as distribuiu a operários de fábricas, recepcionistas, assistentes e outros funcionários que exercem funções menos remuneradas.
Yang Yuanqing – Imagem por Wikipedia
A princípio, o valor entregue a cada trabalhador não é alto, no entanto, o salário mensal para boa parte dos chineses oscila entre 354 e 450 dólares, de acordo com a Fair Labor Association, fazendo com que a quantia de 314 dólares provavelmente seja bem recebida.
Certeza mesmo é que os 3 milhões de dólares não farão falta a Yang Yuanqing: estima-se que o executivo receba, por ano, 14 milhões de dólares. Além disso, há o fato de o gesto ser bem visto pelo mercado, servindo como uma excelente ferramenta de marketing pessoal.
Referência: The Verge.
22 de julho de 2012 às 12:28
No mínimo interessante!
27 de julho de 2012 às 14:45
Prezado Sr. Yuanqing,
Congratulations by your decision. Realy, it´is a big sample to others CEO´s companies in the world.
Very, very nice !
Sincerely,
Alcides Pereira Leite Filho