CDI: 90% das lan houses brasileiras estão na informalidade

Imagem de tecladoUm levantamento feito pela ONG CDI (Comitê para Democratização da Informática) revela que mais de 90% das lan houses existentes no Brasil estão na informalidade. O principal motivo para isso é a falta de informação.

De acordo com a entidade, as lan houses têm grande importância em localidades carentes em infraestrutura, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Por causa desse cenário, o CDI criou, em parceria com o Sebrae, o programa CDI Lan, que oferece cursos e orientações sobre crédito para gestores desse tipo de negócio. Graças a essa iniciativa, as lan houses apoiadas pelo programa oferecem não só acesso à internet, mas também cursos e até empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.

A formalização dessas empresas é essencial para a continuidade de seus serviços. Uma pesquisa realizada pelo sebrae-SP mostra que 31% desses estabelecimentos fecham antes do primeiro ano de existência e mais de 60% não conseguem completar cinco anos de mercado.

“Estamos em articulação com a prefeitura para conseguir que as lan houses da comunidade da Rocinha, por exemplo, se formalizem. Pela lei municipal elas estão classificadas como casas de diversão e isso impede o alvará. O problema é que em 2008 tínhamos 100 lan houses na Rocinha e hoje temos apenas 75. Ou seja, 25 fecharam por não terem conseguido se formalizar”, disse Louise Nogueira, do Sebrae.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.