CCE irá fornecer laptops para o programa Um Computador por Aluno

Imagem ilustrativa de tecladoA CCE acaba de ser anunciada vencedora do pregão para o fornecimento de 150 mil laptops para o projeto Um Computador por Aluno. Cerca de 300 escolas receberão os equipamentos, sendo que os 3 mil primeiros portáteis deverão ser distribuídos em 30 dias para auxiliar na capacitação dos professores.

Ainda não há detalhes sobre os laptops, mas sabe-se pelo edital que o modelo a ser fornecido deverá ter pelo menos 512 MB de memória RAM, tela LCD de 7 polegadas, bateria com duração de 3 horas, peso de até 1,5 quilo e garantia de um ano. Cada unidade custará cerca de 550 reais.

A licitação do programa Um Computador por Aluno enfrentava problemas desde 2008, quando a Comsat foi anunciada vencedora do pregão por ter oferecido o menor preço para os portáteis. No entanto, o modelo apresentado pela empresa foi reprovado pelo Ministério da Educação. A Comsat chegou a contestar a avaliação, mas não há mais como a empresa fornecer os equipamentos.

O governo pretende agora realizar um pregão coordenado pelo MEC para que municípios não participantes do programa possam adquirir os equipamentos por preços menores. Para tanto, o BNDES deverá abrir uma linha de crédito de 650 milhões de reais.

As escolas participantes, por sua vez, receberão os laptops assim que tiverem professores capacitados para o uso dos equipamentos e redes sem fio com acesso à internet.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.