Casa da Moeda é a mais nova Autoridade Certificadora do Brasil

Desde o último dia 25, a Casa da Moeda do Brasil está atuando como Autoridade Certificadora (AC) no país. Com isso, a entidade, que é responsável pela fabricação do papel moeda utilizado no Brasil, assim como documentos, passa a ter autorização para emitir certificados digitais com base na estrutura da ICP-Brasil.

A determinação da Casa da Moeda do Brasil como AC não é apenas para aumentar números: a entidade já utiliza certificações digitais para reforçar a confiabilidade de alguns procedimentos internos. Além disso, também já disponibiliza documentos que necessitam de certificado para identificação segura em ambientes on-line, tal como carteiras profissionais de advogados e contadores.

De acordo com o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), há também a possibilidade de a Casa da Moeda ser um importante parceiro do governo na emissão do RIC (Registro de Identidade Civil), um tipo de documento de identidade que está sendo estudado pelo Ministério da Justiça que tem a proposta de reunir em um chip embutido em um cartão informações do cidadão, como número de RG e CPF, tipo sanguíneo, entre outros. Esse tipo de documento obrigatoriamente terá que contar com certificado digital.

Clique aqui para saber mais sobre certificação digital.

Referência: ITI.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.