Caffeine: Google testa nova versão de seu sistema de buscas

GoogleEstá sendo chamada de Caffeine a nova versão do sistema de buscas que o Google está desenvolvendo. Não se trata de nada revolucionário, mas sim de um conjunto de melhorias que visa aperfeiçoar a velocidade das pesquisas, a precisão dos resultados, a amplitude de indexações, entre outros aspectos. Pelo menos por enquanto, não há nada que indique significativas alterações visuais no serviço.

De acordo com o Google, os trabalhos neste projeto estão sendo feitos secretamente há meses. Algumas partes desse sistema não estão concluídas, o que motivou a empresa a disponibilizar o link www2.sandbox.google.com para que qualquer pessoa possa fazer testes. Para experimentar a versão em português do Brasil, o link é este: www2.sandbox.google.com/webhp?hl=pt&gl=br. O Google afirma que, a princípio, a maioria dos usuários não notará diferença alguma nos resultados das buscas, todavia, desenvolvedores Web e usuários mais avançados poderão perceber algumas alterações.

Em alguns rápidos testes feitos no Caffeine para esta notícia, foi possível perceber que o sistema indexa conteúdo atualizado ou criado recentemente com mais velocidade, como frases no Twitter, por exemplo. Também foi possível notar que as páginas de resultados carregam por completo mais rapidamente. No que se refere à precisão dos resultados, melhoras significativas não foram percebidas.

Muitos sites de tecnologia cogitam que o Caffeine seja uma reação do Google frente à ascensão do concorrente Bing, da Microsoft, nos Estados Unidos. No entanto, não há nada que comprove isso. De qualquer forma, é inegável que melhorias em seu sistema de pesquisa farão com que o Google, no mínimo, permaneça firme e forte na liderança das buscas na internet.

Referência: Google Webmaster Central Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.