Buscapé registra denúncia contra o Google no Ministério da Justiça

Em meados de outubro (2011), entrou em funcionamento a versão brasileira do Google Shopping, serviço de comparação de preços do maior buscador do mundo. Apesar de, pelo menos aparentemente, estar tendo atuação discreta no país, a ferramenta já é motivo de preocupação para o seu principal concorrente: nesta terça-feira (20/12/2011), a E-Commerce Media, empresa que representa o Buscapé e o Bondfaro, entrou com uma representação contra o Google na Secretaria de Direito Econômico, divisão ligada ao Ministério da Justiça.

Na queixa, a E-Commerce Media acusa o Google de “conduta anticoncorrencial”. Mais precisamente, alega que a empresa mostra apenas fotos de produtos do Google Shopping nas pesquisas executadas em seu mecanismo de busca. Além disso, afirma que o Google dá prioridade ao seu serviço de comparação de preços nos resultados da maioria das pesquisas realizadas.

Com esta medida, a E-Commerce Media entra para o grupo de empresas e entidades que acusa o Google de privilegiar suas próprias ferramentas. Um exemplo recente é a Yelp, um serviço de avaliação de estabelecimentos bastante conhecido nos Estados Unidos: a empresa está colaborando com autoridades norte-americanas em investigações que tentam determinar se o Google está agindo de maneira desleal.

No momento, é difícil saber se esta é apenas uma tentativa “desesperada” de manter o Buscapé na liderança das comparações de preço no Brasil ou se o Google está mesmo usando sua enorme popularidade no país para conquistar uma fatia desde mercado. O fato é que o assunto exige ampla investigação e, portanto, provavelmente veremos muitos “capítulos desta novela”.

Por ora, o Ministério da Justiça declarou que pedirá ao Google que se manifeste sobre as acusações dentro de 15 dias.

Referência: Estadão, Secretaria de Direito Econômico, Yelp Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.