Brasil perde apenas para os Estados Unidos em malwares para internet banking

Segurança digital - Imagem ilustrativaO Relatório Geral de Segurança da Trend Micro referente ao segundo semestre de 2013 mostra que o Brasil é o segundo país mais visado por ameaças criadas especialmente para ataques referentes a internet banking.

O documento mostra que, no mencionado período, 28% dos malwares criados para explorar este segmento foram direcionados a usuários nos Estados Unidos. O Brasil aparece não muito atrás, com 22%, ficando a Austrália na longínqua terceira posição, com 5%.

A Trend Micro verificou ainda que a quantidade de incidentes envolvendo este tipo de malware também aumentou, passando de 112 mil registros no primeiro bimestre do ano para 146 mil infecções no segundo.

Apesar de este número parecer alarmante, alguns cuidados básicos reduzem consideravelmente o risco de problemas relacionados, como utilizar as versões mais recentes dos navegadores, atualizar o antivírus, evitar acessar serviços de internet banking a partir computadores públicos, se atentar aos links enviados por e-mail, entre outros.

É possível encontrar outras orientações sobre segurança em internet banking aqui no InfoWester.