BrandZ: Apple continua sendo a marca mais valiosa do mundo
Com o crescimento da plataforma Android, a Apple pode não estar necessariamente nos seus melhores dias, mas esta situação está longe de indicar uma crise: a BrandZ divulgou recentemente os resultados da edição 2013 das “100 Marcas mais Valiosas do Mundo” e a companhia fundada por Steve Jobs apareceu novamente na liderança.
Eis as dez primeiras colocações:
- Apple – valor da marca: 185 bilhões de dólares;
- Google – valor da marca: 113,6 bilhões de dólares;
- IBM – valor da marca: 112,5 bilhões de dólares;
- McDonald’s – valor da marca: 90,2 bilhões de dólares;
- Coca-Cola – valor da marca: 78,4 bilhões de dólares;
- AT&T – valor da marca: 75,5 bilhões de dólares;
- Microsoft – valor da marca: 69,8 bilhões de dólares;
- Marlboro – valor da marca: 69,3 bilhões de dólares;
- Visa – valor da marca: 56 bilhões de dólares;
- China Mobile – valor da marca: 55,3 bilhões de dólares.
Como é possível observar, há quatro companhias de tecnologia nas colocações iniciais: Apple, Google, IBM e Microsoft. Esta última perdeu números: na edição 2012, a marca esteve na quinta posição da lista. O Google, por sua vez, “tomou” o lugar da IBM, que esteve na segunda colocação no ano passado.
Mas queda gritante mesmo teve o Facebook: a rede social está na 31ª posição da lista com valor de 21,2 bilhões de dólares, sendo que, na edição 2012, ocupou a 19ª. A sua desvalorização foi de 36%, uma das mais altas de todo o ranking.
Mas o que chama atenção mesmo é o avanço das marcas chinesas. Além da China Mobile, que chegou à décima posição, estão presentes no ranking outras 28 marcas do país. Se somadas, o valor de todas elas supera a casa do 1 trilhão de dólares.
A lista completa das marca mais valiosas pode ser acessada aqui (PDF, em inglês).