Blog NokiaBR fecha por notificação extrajudicial da Nokia

Leitores do blog NokiaBR tiveram uma notícia bastante desagradável recentemente: o site saiu do ar no último dia 5 e não voltou mais por conta de uma notificação extrajudicial que seu autor, José Antonio Oliveira, recebeu de um escritório de advocacia que defende as marcas da Nokia.

De acordo com José Antonio, que esclareceu o ocorrido no blog Zeletron, a notificação exigia, entre outras ações, o cancelamento imediato do endereço nokiabr.com.br. O autor executou as solicitações por acreditar que não valeria a pena entrar em uma disputa judicial com uma empresa do porte da Nokia.

Há, no entanto, uma ironia surpreendente nessa história: segundo José Antonio, a Nokia do Brasil não só sabia da existência de seu blog como enviava notícias a ele, o convidava para participar de eventos e até fornecia aparelhos para testes.

O fato de o NokiaBR ter como foco a disponibilização de conteúdo para usuários que apreciam os produtos da Nokia, sem intenção de causar qualquer tipo de prejuízo à empresa, naturalmente fez com que a notificação extrajudicial fosse muito mal vista entre leitores do blog e editores de outros sites.

Até o momento, a Nokia do Brasil não se pronunciou sobre o assunto. No entanto, é necessário ressaltar que, aparentemente, o escritório que emitiu a notificação não representa a unidade brasileira da empresa, mas sim a companhia como um todo, o que pode justificar a comunicação que a Nokia do Brasil mantinha até então com o NokiaBR sem que o nome do blog representasse um problema.

De qualquer forma, o assunto já deu o que falar: há várias manifestações sobre o assunto no Twitter, por exemplo, e blogs como Garota Sem Fio e BR-Linux já publicaram textos apoiando o NokiaBR.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.