Best Buy compra Napster de olho na popularidade do iTunes

A rede americana de lojas Best Buy iniciou a semana com o anúncio da aquisição do site de vendas de músicas digitais Napster. O valor da transação é de 121 milhões de dólares. A intenção da empresa é a de disputar espaço no mercado de músicas pela internet, segmento em que o serviço iTunes, da Apple, leva vantagem.

A rede Best Buy é um dos principais distribuidores de CDs musicais dos EUA e, embora já ofereça músicas digitais em seu site, nunca teve um volume de vendas bom o bastante para ameaçar a hegemonia do iTunes. A aquisição do Napster é uma estratégia para a Best Buy ter presença mais significativa nesse mercado.

O Napster é conhecido pelo seu intrigante passado. Em seu início, funcionava como um programa de troca de arquivos em MP3 pela internet, sendo um dos principais responsáveis pela popularização dessa prática. Esse fato “despertou a ira” da indústria fonográfica e, após várias batalhas judiciais – inclusive contra a banda Metallica -, o Naspter paralisou suas atividades e retornou anos depois como um serviço de venda de músicas pela internet.

Referências: Best Buy, Reuters.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.