Banda larga: PNBL será revisto para incluir Roraima e Amapá

ModemPaulo Bernardo, ministro das Comunicações, anunciou hoje (16/03/2011) em uma audiência pública realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) será revisado com o intuito de incluir no programa os estados de Roraima e Amapá.

O principal objetivo do PNBL é o de levar acesso à internet em banda larga para regiões onde esse tive de conexão não é oferecido devidamente pelas empresas de telecomunicações. No entanto, de acordo com o ministro, “a falta de opções técnicas” na ocasião de lançamento do projeto fez com que Roraima e Amapá não fossem considerados. Porém, atualmente há maior facilidade para incluir os mencionados estados no PNBL por conta de uma linha de fibra óptica que vem da Venezuela e passa por Roraima.

Paulo Bernardo também anunciou a criação da Secretaria de Inclusão Digital, que terá a missão de acelerar a implementação do PNBL em todo o país. O decreto que oficializa a iniciativa deverá ser publicado nos próximos dias. É possível ouvir o discurso do ministro no site do Ministério das Comunicações.

Referência: Agência Brasil.

3 comentários em “Banda larga: PNBL será revisto para incluir Roraima e Amapá”

  1. Vamos ver um milagre acontecer, a internet banda larga chegando a roraima hehehehe…

    estamos esperando isso a seculos e nada…..

    se vim que legal ne, tava na hora…
    flws
    blog show de bola.

  2. Muito interessante, e de fato necessário. Moro no sul do pais, mais própriamente no extremo oeste do Rio Grande do Sul, onde já tempos acesso a banda larga (precaria, mas temos), porém somos vitimas do monopólio da Oi, que, devido ao seu dominio sobre a região cobra valores exorbitantes, se comparados as outras regiões do país.
    O mais engraçado disso tudo é que, sendo uma cidade de divisa com a argentina, inclusive tendo uma ponte internacional e sendo relativamente maior que a cidade vizinha de nossos hermanos, eles possuem melhor acesso a internet do que nós aqui ao lado.
    Como por exemplo a uns 2 anos atras logo que chegou a banda larga na cidade em que moro, eles ja possuiam acesso a banda larga com 3Mbits. enquanto nós estavamos nos 200~600Kbits ainda.

    Enfim, voltando ao assunto de valores, aqui um contrato de 1Mbit pela Oi (a unica disponivel, exceto por provedores a rádio que sao ainda mais caros), me custa 69 Reais, enquanto esse valor é equivalente a uma conexao de 4Mb em grandes centros por exemplo.

    Espero que a ANATEL faça algo por isso.
    E espero ainda mais que a GVT ou a NET venha para a nossa cidade. pois só assim para termos internet decente com preços normais.. tendo outras empresas que façam frente a exploradora OI.

  3. PS: O valor de R$69,00 é referente apenas ao contrato da Banda Larga. Nao estou contando o valor da linha telefonica junto.

Os comentários estão fechados.