Banda larga: Brasil não cumprirá meta do PNBL para 2011

ModemA meta era a de atender 1.163 cidades carentes de acesso banda larga à internet até o final de 2011 pelo PNBL (Plano Nacional de Banda Larga). Mas, de acordo com Rogério Santanna, presidente da Telebrás, uma quantidade menor de municípios deverá ser atendida neste prazo.

O principal objetivo do PNBL é o de levar acesso à internet em banda larga com preço acessível para regiões onde esse tive de conexão não é oferecido devidamente pelas empresas de telecomunicações. Para liderar o projeto, o governo “reativou” a Telebrás.

Como já informado, 1.163 municípios deveriam ser atendidos até o final de 2011. No entanto, esse número foi reduzido para cerca de 800 por causa do atraso nas assinaturas dos contratos com Petrobras e Eletrobras para a utilização de suas redes de fibra óptica. Quanto à última, os contratos já foram assinados, restando apenas a homologação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em relação à Petrobras, as assinaturas devem ocorrer nos próximos dias.

A meta, no entanto, deverá ser reduzida ainda mais por causa de cortes orçamentários: para 2011, o governo destinou 226 milhões de reais para a Petrobras, mas somente 50 milhões foram liberados até agora. Sem contar que a entidade havia solicitado 400 milhões de reais. E tem mais: em 2010, 600 milhões de reais foram solicitados, mas somente 316 milhões foram autorizados, mas ainda não liberados.

“É preciso entender que o governo tomou a medida de contingenciamento de recursos, natural em início de governo, e isso só interfere no ritmo de implementação. O governo é que vai decidir o ritmo de implementação que queira dar ao processo”, disse Santanna, dando a entender que as metas serão cumpridas, mas em um novo prazo.

* * *

O presidente da Telebrás também comentou sobre a oferta de banda larga pelas operadoras de telefonia móvel: estas empresas, segundo Santanna, não têm interesse em fornecer esse tipo de acesso porque a população passaria a utilizar serviços como o Skype para se comunicar, reduzindo o uso de suas redes de voz.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.